Existem algumas regrinhas básicas para você que deseja ver seu filho transformado em um bom aluno, que não lhe de problemas maiores (porque alguns, pequenos, sempre teremos!) em relação à escola e aos estudos. Talvez a maioria deles você já sabia, tenha intuito ou pratique, mas não custa nada relembrar, para nossa própria paz de espírito e para o bem dos nossos filhotes;
2) Na maioria absoluta das vezes é favorável às decisões que a escola toma e apóia, porque sabe que a elegeu com suma não crítica sem ouvir a escola antes;
3) Não tem pena dos filhos quando têm tarefas, pesquisas ou estudos para fazer, sabe que estudar, assim com trabalhar, só faz bem a crianças e jovens;
4) Supervisiona o trabalho e o estudo do filho, mas não faz as tarefas por ele, apenas orienta e explica o que lhe pergunta ou não entendeu; olha sempre a agenda escolar, para estar a par, diariamente, das comunicações que a escola manda;
5) Sabe diferenciar com clareza situações em que os resultados positivos na escola são frutos de esforço ou quanto os negativos se relacionam à falta de dedicação dos filhos;
6) Incentivar os filhos com palavras e gestos de afeto, estímulos e compreensão, mesmo quando não tiram notas excelentes, pois percebe exatamente quando deram o máximo de si e quando não cumpriram a parte que lhe cabe; assim não exigem mais do que eles podem dar, nem menos do que a capacidade deles permite;
7) Providenciar o necessário (professor-explicador, dá ele próprio orientação, chama um parente para ajudar etc.) para que os filhos superem dificuldades que eventualmente surgem na vida dos estudantes, encarando-as com naturalidade, sem, no entanto, desistir, estigmatizar os filhos ou culpar de imediato os professores e a escola;
8) Não facilitar nem permitir faltas, atrasos ou “enforcamento” de aulas ou dias letivos sem motivo absolutamente justo (casos de doenças, por exemplo);
9) Segue e faz os filhos seguirem o regulamento da escola, nunca estimulando ou desejando regras especiais para o seu filho, que reconhece como igual às demais crianças com direitos e deveres, enfim, jamais dá a entender que pode, de alguma forma, “pressionar” a escola para que mude seus pressupostos e aja de acordo com o que considera do seu interesse pessoal;
10) Não pressiona nem ameaça a escola ou determinado professor quando alguma coisa inesperada ocorre (conceitos insuficientes, sanções etc.) porém averigua a situação real, sempre partindo do pressuposto de que os filhos estão em fase de formação e que uma boa escola é a melhor aliada da família na formação de cidadãos honestos, produtivos e bem sucedidos.
Se você já segue esses mandamentos, parabéns! Provavelmente, seu filho já é um pequeno e precioso cidadão (com “C” maiúsculo...), porque aprendeu pelo seu exemplo que:
- ele é igual aos outros estudantes, seus colegas;
- a escola deve ser respeitada como instituição confiável;
- cada instituição tem regras que devem ser cumpridas por todos;
- os professores são seus maiores apoios na caminhada rumo ao saber e que a escola é uma minissociedade, feita não pra servir a um apenas, as a todos os que a freqüentam, baseada nos princípios da igualdade de direitos e oportunidades, na justiça e na solidariedade.
TEXTO RETIRADO DO LIVRO: Escola sem Conflito: Parceria com os Pais - Tânia Zagury
Um comentário:
galerinha!! este é um recadinho da Pró Kamilly!! leiam e reflitam!!!
Postar um comentário